Central de atendimento: (66) 3521-9878
Área Restrita: Clientes | Parceiros
Serviços
Home Serviços Bonsucro
Bonsucro

A implantação da gestão BONSUCRO é realizada através de profissionais devidamente capacitados e treinados pelo próprio BONSUCRO e com experiências na realização de auditorias do Padrão Bonsucro.

Hoje em dia, os consumidores querem a garantia de que os produtos que compram contêm ingredientes oriundos de fornecedores social e ambientalmente responsáveis e seguindo esta linha a certificação BONSUCRO busca avaliar os principais indicadores de produção, incluindo o consumo de energias e de água, como também, a emissão de gases de efeito estufa (GEE), e os indicadores associados aos direitos trabalhistas e a outros fatores humanos que possam afetar o impacto da produção sobre a população local.

A implantação e a certificação BONSUCRO atestam, de forma clara, que a produção e a cadeia de suprimento da cana-de-açúcar atendem a esses requisitos, além de propiciarem uma grande vantagem competitiva para as Usinas, Fornecedores e toda a cadeia de utilização de produtos que possuem a cana-de-açúcar como origem.

A certificação Bonsucro é uma certificação de processos sustentáveis de produtores, usinas, indústrias e terminais membros que produzem, vendem ou consomem açúcar bruto e/ou etanol, concentrando-se em questões sociais e ambientais significativas associadas com os plantios de cana-de-açúcar, tais como produtividade do solo; uso racional da água; gestão de efluentes; manutenção da biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa e trabalho em condições seguras, e consequentemente, atende também ao propósito de melhorar de maneira contínua a produção de cana-de-açúcar dos fornecedores e usinas e o seu processamento.

A norma está de acordo com as diretivas da União Européia porque cumpre com seus requisitos para sustentabilidade dentro da Renewable Energy Directive (RED), por isto a certificação além de Bonsucro, é na maioria dos casos Bonsucro EU.


Preparação para a certificação incluindo os Serviços da Campo SA

A Bonsucro recomenda que seja feita uma Auditoria de Pré-avaliação ou Diagnóstico antes da Auditoria Oficial e este trabalho é oferecido pelos Auditores Líderes Bonsucro da Campo SA. Nós também realizamos Treinamento de interpretação dos critérios aos envolvidos com a certificação.

Caso os resultados da Auditoria de Pré-avaliação ou Diagnóstico mostrem a necessidade de adequação em relação aos requisitos da norma Bonsucro antes da Auditoria Inicial, o cliente poderá contar também com o serviço de Consultoria na Implantação da gestão Bonsucro para que os responsáveis recebam auxílio na interpretação dos padrões Bonsucro, com objetivo de transpô-los para a realidade do processo do cliente e direcionamento para que os pontos não conformes levantados durante o Diagnóstico sejam sanados.



Certificação

Após o cliente se sentir seguro para que todo seu processo seja auditado com base nos requisitos Bonsucro ele deve se tornar membro Bonsucro aderindo ao seu Código de Conduta.
Após a inclusão como membro se concretizar, deve ser feito contrato com um Organismo de Certificação Independente que irá realizar a Auditoria Inicial e, caso todos os pontos obrigatórios estiverem conformes, o Organismo de Certificação Independente irá emitir o certificado.
Após a certificação, a Bonsucro permite além da comercialização de produtos com o selo de sustentabilidade, a comercialização também de créditos, independente de venda física de produtos.


Global GAP

O referencial Global GAP como é atualmente conhecido nasceu em 1997 com o nome Eurep GAP, partindo de uma iniciativa de retalhistas pertencentes ao Euro-Retailer Produce Working Group (EUREP). Foram retalhistas Britânicos que, juntamente com supermercados da Europa deram início a esta iniciativa, reagindo assim ao interesse dos consumidores em segurança alimentar, respeito das normas ambientais e de trabalho.

Com a crescente globalização dos mercados e com a crescente adesão de retalhistas do mundo inteiro à certificação EUREP G.A.P. o conselho de administração decidiu em 2007 alterar o nome para Global GAP.

O GlobalGAP está estabelecido a nível mundial como chave de referência de Boas Práticas Agrícolas, levando as necessidades dos consumidores até à produção agrícola. Atualmente, está em mais de 80 países e em todos os continentes

A norma GLOBALG.A.P. reafirma perante os consumidores que a produção alimentar nas unidades de produção agrícola é realizada através da minimização dos impactos negativos de operações agrícolas no meio-ambiente, redução do uso de insumos químicos e garantia de uma abordagem responsável dos assuntos de saúde e segurança dos empregados e saúde animal. GLOBALG.A.P. funciona como um manual prático de Boas Práticas Agrícolas (BPA) em todos os lugares do mundo.



Contato:
Camila Reinert
camila@camposa.com.br
(19) 999426450 VIVO / (19) 98223-8000 TIM